SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alvo de críticas por moradores de bairros como Alto de Pinheiros e Jardins, o vereador paulistano Isac Félix (PL) recuou após propor uma polêmica emenda à Lei de Zoneamento que possibilitaria a construção de prédios em áreas hoje, estritamente residenciais -as ZERs (Zonas Exclusivamente Residenciais).

De acordo com a assessoria de imprensa do vereador, a emenda foi retirada na tarde desta quarta-feira (11).

Durante uma audiência pública na Câmara de São Paulo, nesta terça, Félix apresentou o texto com a alteração na qual permite a construção de prédios, inclusive destinado para comércio e serviços, em trechos de bairros como Alto de Pinheiros, Cidade Jardim, Interlagos, Jardins, Pacaembu, Morumbi e Vila Nova Conceição.

Félix havia tentado emplacar esta medida na tramitação do Plano Diretor, no entanto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vetou a lei.

Nesta terça, o vereador voltou a defender o texto em uma audiência pública de alteração no Plano Diretor e a expansão de um aterro sanitário em São Mateus, na zona leste. A previsão é que a proposta vá ao plenário na semana que vem -antes de a Câmara entrar em recesso.

Após a pressão, vereadores disseram que foram avisados pelo próprio Félix do recuo.

As associações de bairros do Jardins (Ame Jardins), Amigos de Alto dos Pinheiros (SAAP) e City Boaçava (SAB) repudiaram a manobra do vereador através de nota.

“Não foi a primeira investida do vereador Isac Félix contra as ZERs. Nas discussões das revisões realizadas no PDE [Plano Diretor] e na Lei de Zoneamento também foram propostas emendas de sua autoria que retiravam consideravelmente a proteção das ZERs”, diz o texto.

“Incluir emendas a um projeto de lei que nada tem a ver com áreas residenciais, sem transparência, sem discussão prévia, no apagar das luzes da atual legislatura é algo que jamais esperamos de um representante do principal Legislativo municipal do país”, concluem as associações.