EDUARDO SODRÉ

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A sexta geração da picape Mitsubishi L200 Triton já é produzida em Catalão (GO). A mudança do modelo é tão extensa que inclui até o nome.

No Brasil, o novo utilitário passou a se chamar apenas Triton. É uma decisão local, já que a nomenclatura original, que acompanha o veículo desde 1978, permanece em outros mercados.

A distribuição para a rede de concessionárias terá início em janeiro, com entregas para os primeiros compradores previstas para fevereiro. Isso permite que o utilitário seja registrado como modelo 2025/2026.

Importado da Tailândia, o novo 2.4 turbodiesel tem 204 cv de potência, um ganho de 15 cv em relação à geração anterior. Com isso, a produção nacional de motores será interrompida, e os funcionários ocuparão outras funções na fábrica de Goiás. A fabricante pode retomar a montagem desse componente no futuro, a depender do mercado.

Segundo a Mitsubishi, a nova picape oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional que antes. São características que melhoram o desempenho no uso fora de estrada e atenuam o “pula-pula” no asfalto ruim.

Outra mudança que contribui para um uso menos desconfortável está na traseira, que recebeu novos feixes de molas. Houve ainda aumento na capacidade de carga, que chegou a 1.080 quilos.

Diferentemente do que ocorreu em outras gerações, a nova picape da marca japonesa não vai conviver com modelos antigos nas lojas. A partir de 2025, todas as opções disponíveis serão da nova linha, cujos preços começam em R$ 249.990 na opção GL com câmbio manual, disponível apenas para frotistas.

A primeira versão disponível para venda no varejo é a GLS (R$ 265.990), que vem com sete airbags, câmbio automático de sete marchas, capota marítima e direção com assistência elétrica, entre outros equipamentos. A tração é sempre 4×4.

A nova opção topo de linha se chama Katana e traz central multimídia com tela de nove polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, estribos laterais pintados de preto, bancos revestidos de couro com costura laranja e partida por botão.

As principais concorrentes da nova Mitsubishi Triton serão a Toyota Hilux (a partir de R$ 249.490 na versão 4×4 com cabine dupla), a Chevrolet S10 (R$ 298.990 na versão LTZ 4×4) e a Ford Ranger (R$ 219.990 na opção Black 4×2).