O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) prepara a entrega ainda neste mês de julho, da entrega do projeto que promete revitalizar o centro da capital. Na mesa de estudos, estão desonerações de impostos e incentivos fiscais para que as empresas também possam voltar a se instalarem no centro e também uma medida ousada: o fechamento de algumas vias para carros.

Representantes do setor produtivo sabem que há urgência no texto e cobram do republicano a entrega de um projeto que possa impedir que a degradação da região continue. O prefeito Rogério Cruz esta semana, chegou a dizer que o projeto vai contemplar também as regiões dos Setores Campinas e Vila Nova.

Alguns pontuam que o centro já foi uma região rica em gastronomia e que centro de ensino se instalavam. Há no pacote de estudos, pesquisas específicas para que o setor possa abrigar novamente esses setores criando um Polo Gastronômico e também de ensino. Esse é um dos pontos que os técnicos de Rogério Cruz estudam.

O zoneamento de vias de acordo com os setor comercial também é algo que será implantado a longo prazo. A ideia é fazer com que o interessado em adquirir um produto encontre facilmente aquilo que busca. 

Outro fator que promete entregar muita polêmica a população e está no projeto do prefeito Rogério Cruz é a pedestrianização das vias. Por exemplo: a Avenida Anhanguera, entre a Tocantins e Araguaia se limitaria ao trânsito do transporte coletivo, pedestre e bicicletas. Passagens de carros e motos estariam restritas.

O que falta para ser apresentado? Os estudos de impacto serem concluídos. De acordo com técnicos da Prefeitura, a previsão é que estejam prontos entre o fim de julho e a primeira semana de agosto. Uma minuta prévia já foi apresentada ao setor produtivo que se agradou do que viu. Quem viver, verá. (Walison Verissimo)