O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), voltou a destacar o rigor no sistema prisional do estado. Em publicação feita na noite desta segunda-feira (2/12) em seu Instagram, ele compartilhou um trecho da entrevista concedida ao programa Canal Livre, da BandNews, no último domingo (1º/12). Durante a conversa, Caiado enfatizou que o sistema penitenciário goiano é marcado pelo cumprimento estrito das regras. “Todas as regalias foram eliminadas, e as normas são seguidas à risca”, afirmou.

Reforço na segurança dos presídios

A postagem ocorre em meio a uma série de ações anunciadas pelo governador para intensificar a segurança nos presídios do estado. As medidas, coordenadas pela Polícia Penal, incluem o aumento do efetivo de servidores, operações rigorosas de revista, patrulhamento reforçado nas proximidades das unidades prisionais e monitoramento mais ativo dos detentos com tornozeleiras eletrônicas. O trabalho será intensificado até o dia 5 de janeiro, durante o período de festas de fim de ano.

Resultados expressivos no sistema prisional

Desde 2019, a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) tem registrado quedas significativas nos índices de criminalidade dentro das unidades prisionais. Casos de rebelião, por exemplo, não acontecem desde fevereiro de 2021, e o último registro de apreensão de armas de fogo em presídios foi em 2022.

“Controlar as penitenciárias foi uma das nossas primeiras ações para conter a criminalidade no estado. Desde então, o sistema tem cumprido sua função: garantir que a pena seja cumprida de acordo com a lei”, destacou Caiado na entrevista.

O governador finalizou reiterando que o impacto do controle prisional reflete diretamente na segurança da população. “Os resultados estão aí: ruas mais seguras e mais tranquilidade para os goianos.”