De acordo com a Amma, os resgates só acontecem quando realmente é necessário.

Foto: Da Redação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), registrou, de janeiro a junho deste ano, o resgate de 162 animais silvestres em residências ou estabelecimentos comerciais da capital.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram feitos 455 resgates. “Goiânia é uma cidade muito arborizada, repleta de corredores verdes com alimento para a fauna e com mais de 60 parques. Além disso, temos uma diversidade de árvores frutíferas em canteiros centrais, o que torna o convívio com os animais cada vez mais comum”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

De acordo com a Amma, os resgates só acontecem quando realmente é necessário. Ou seja, se o animal estiver em perigo ou oferecendo algum risco para as pessoas. Ao receber as orientações da Amma, pelo telefone da Gerência de Proteção e Manejo de Fauna, o morador saberá o que fazer com o animal ou se esse precisará de resgate. De janeiro a junho deste ano, a Amma contabilizou 100 orientações do tipo. Em 2022, foram 118.

“Muitas vezes, esses animais não precisam ser resgatados. É natural, por exemplo, a aparição de micos em residências situadas nas proximidades de parques, que também são unidades de conservação, habitat natural e repleto de alimentos naturais para as espécies. Logo eles vão embora, se não forem alimentados pela população”, afirma Luan Alves.

Além da Amma, os bombeiros realizam o trabalho de resgate de animais silvestres em Goiânia, quando acionados pelo telefone 193, principalmente em casos em que o animal está localizado em áreas mais altas. Para solicitar o resgate de animais, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422.

Em caso de resgate, os animais são destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realiza a soltura destes em local apropriado e correto, considerando aspectos técnicos das espécies.