BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) fez nesta quarta-feira (27) em Brasília uma sessão de autógrafos de seu livro “O Voo das Borboletas”, em um dia marcado pelo estresse no mercado financeiro em meio às expectativas sobre o pacote fiscal do governo.

Pouco antes de iniciado o evento, com músicas executadas ao violino, o dólar fechava em valor recorde (em termos nominais) de R$ 5,91 diante da informação que o governo vai elevar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês.

Os agentes veem no aumento da isenção uma perda de receita significativa, na casa de dezenas de bilhões, enquanto era esperado um corte robusto de despesas para controlar o endividamento público. No início da tarde, o Tesouro Nacional chegou a suspender a negociação de títulos em meio à volatilidade no mercado.

Tebet compõe a equipe econômica do governo e chefia a pasta que tem como um de seus principais objetivos a revisão de gastos.

Ela narra no livro sua trajetória pessoal na política, com ênfase na importância de a mulher ocupar espaços de poder. A ministra já havia feito o lançamento em São Paulo na segunda (25) e as datas já estavam marcadas há pelo menos duas semanas.