SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A juíza Claudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte (MG), prorrogou por mais sete dias o prazo para que os clientes lesados pela 123milhas peçam o dinheiro de volta ou contestem os valores apresentados na recuperação judicial.

Os consumidores têm até a próxima terça-feira (3), para fazer a habilitação no site da recuperação, que pode ser acessado no seguinte link: https://rj123milhas.com.br/#/home. O prazo anterior terminaria nesta terça (26).

Em sua justificativa, a juíza afirma que há um “vultoso volume de credores” a se inscreverem, além de diversas divergências que estão sendo apresentadas quase que diariamente no Judiciário.

Até a noite desta segunda (25), dos quase 1 milhão de credores apenas 92.327 concordaram com os valores dos créditos detalhados na lista, enquanto outros 12.936 contestaram o saldo e outros 11.130 declararam à administradora que possuem valores a receber da agência de viagens, mas não foram incluídos na lista.

Devem estar na lista todos os credores que tinham valores a receber da 123milhas e da MaxMilhas com contratos feitos até o dia 29 de agosto de 2023 -data do pedido de recuperação judicial.

Não há garantia de que os consumidores irão recuperar o valor integral e é possível que as empresas proponham o pagamento parcelado da dívida, segundo a DPMG (Defensoria Pública de Minas Gerais).

Os primeiros da fila para o recebimento dos débitos são aqueles que possuem créditos trabalhistas, que devem ser pagos em até um ano após a aprovação do plano de recuperação judicial.

O prazo para o pagamento do outros créditos será definido apenas após o detalhamento do plano, que devera será apresentado até 26 de dezembro.

Os consumidores afetados pela crise da 123milhas poderão ser os últimos a receber. Isso porque há uma ordem de preferência de credores que vêm antes. Em 29 de agosto, a companhia de turismo online entrou com pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.

Na solicitação, alegou dívidas de R$ 2,3 bilhões. Em seu site, publicou mensagem informando que está “impedida temporariamente, sob penalidades da lei”, de realizar qualquer tipo de pagamento.

COMO POSSO CONSULTAR A LISTA DE CREDORES?

– Acesse o site: rj123milhas.com.br

– Vá até a aba “Lista 123 Milhas”, na parte superior do site

– Procure a lista publicada com a letra inicial do seu nome

Confira se os seus dados (nome, classe de credor e valor) estão adequadamente registrados

O QUE FAZER SE OS MEUS DADOS NÃO ESTIVEREM NA LISTA DE CREDORES?

É necessário solicitar a inclusão de seus dados a partir da habilitação de crédito.

Esse processo é feito de forma extrajudicial e, por isso, não é necessário buscar o auxílio de um advogado ou da defensoria. A habilitação pode ser feita pelo próprio consumidor no site da administradora judicial pelo seguinte caminho:

– Realize o seu login no site da administradora

– Clique no link disponibilizado ao lado do “Caso queira se habilitar…”

– Preencha os dados apresentados, informando se tem ação judicial em andamento contra o grupo econômico 123milhas

– Caso a resposta seja positiva, indique os dados relativos ao processo nos campos correspondentes. É possível incluir mais de uma ação

– Clique na opção disponibilizada ao lado de “Para adicionar um novo negócio” e preencha as informações do formulário que será disponibilizado. É necessário indicar os dados do contrato celebrado com as empresas do grupo 123milhas

– Preencha as informações do modo mais criterioso possível. Envie documentos que podem servir de prova do contrato celebrado e não cumprido pela empresa. Por exemplo: comprovantes de desconto dos valores no seu cartão de crédito, de pagamento de boletos ou de transferência de valores à empresa, confirmação da compra de passagem aérea recebida no seu email, entre outros

Se o cliente tiver celebrado mais de um contrato com o grupo, o procedimento de “adicionar um novo negócio” deve ser feito quantas vezes for necessário para contemplar todos os créditos perdidos.

COMO SABER SE MINHA HABILITAÇÃO FUNCIONOU?

Os pedidos de habilitação e divergência geram uma confirmação por meio de uma nova janela no site, no email cadastrado e na aba “Área do Credor/Habilitações e Divergências”. É possível checar a confirmação do pedido a partir dos três recursos.

CANAIS DE CONTATO

– Telefone 0800-1236347

– WhatsApp (51) 3369-5042