BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) – “Algum médico a bordo?” Durante o voo LX-870 de Zurique para Bruxelas, na quarta-feira (20), quem respondeu à pergunta da tripulação e fez os primeiros socorros em um passageiro que passava mal foi a presidente da Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen voltava com sua equipe da reunião do G20, realizada no Rio, após escala na cidade suíça. O fato foi noticiado pelo portal 20 Minutes e confirmado mais tarde pela assessoria de Von der Leyen. “Ela atendeu a um chamado do pessoal de bordo. É uma praxe nesses casos.”

Alegando questões de confiabilidade, a companhia aérea Swiss não dá detalhes do ocorrido ou informações sobre o estado do passageiro atendido, que foi acompanhado pela política alemã até o pouso na capital belga.

Von der Leyen, 66, estudou medicina e trabalhou anos como pesquisadora na área de saúde, antes de optar pela carreira política. Em 2015, sua formação virou notícia na Alemanha, quando foi acusada de ter cometido plágio em doutorado. A Escola de Medicina de Hannover encontrou erros na tese, mas descartou maiores irregularidades.