RENATO MACHADO

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou durante a sessão de abertura da cúpula do G20 que a resolução das guerras atualmente em curso no mundo seria o “maior passo na luta contra a fome”.

“O maior passo na luta contra a fome hoje viria da resolução de conflitos. E então pedimos novamente um cessar-fogo imediato em Gaza para que os reféns sejam libertados. Estamos profundamente preocupados com a situação dos civis palestinos, enfrentando fome e inação catastróficas, particularmente no norte de Gaza”, afirmou.

O primeiro-ministro abordou ainda a Guerra da Ucrânia, chamando o conflito de “guerra ilegal da Rússia”. “Amanhã marca o milésimo dia da invasão de um estado pacífico e soberano. Eles [Rússia] infligiram danos ao mundo todo, incluindo à segurança alimentar e energética. Pedimos, novamente, uma paz justa e duradoura, consistente com a Carta da ONU”, disse Starmer.

Antes da cúpula, o premiê britânico se reuniu com o líder chinês, Xi Jinping, em encontro marcado por tensão após menção de Starmer a direitos humanos e Taiwan.

“Estou muito satisfeito que meu secretário de Relações Exteriores e o ministro de Relações Exteriores Wang [Yi] se reuniram recentemente e discutiram respectivas preocupações, incluindo sanções parlamentares e de direitos humanos, Taiwan, mar do Sul da China, e nosso interesse compartilhado em Hong Kong, e estamos preocupados com relatos de deterioração da saúde de Jimmy Lai na prisão”, afirmou Starmer, em referência ao editor de jornal pró-democracia em Hong Kong preso no país.

No momento em que o premiê britânico menciona esses assuntos, de acordo com vídeo publicado pela Bloomberg Business, há movimentação de funcionários na sala para retirar jornalistas presentes na reunião bilateral.

A cúpula de chefes de Estado do G20 foi aberta nesta segunda-feira (18) com uma sessão sobre o combate à fome e à pobreza. O presidente Lula (PT) então lançou oficialmente a Aliança Global Contra a Fome, uma iniciativa da presidência brasileira do bloco.

Em sua intervenção, cujo texto foi divulgado por sua equipe, Starmer também defendeu o combate às mudanças climáticas.

“Quero que trabalhemos juntos nos enormes desafios que temos pela frente, como conflitos e mudanças climáticas, porque essas forças trabalham contra tudo o que queremos alcançar. Elas destroem o crescimento econômico, minam a segurança e as oportunidades e geram migração em um nível que não podemos sustentar”, afirmou.

O primeiro-ministro também elogiou Lula pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome, acrescentando que o Reino Unido vai integrar o Conselho de Campeões da iniciativa para ajudar a orientar esse trabalho.

“Precisamos de uma liderança global renovada e resoluta para enfrentar a pobreza e a fome. A Aliança Global do presidente Lula nos ajudará a enfrentar esse desafio. E estou satisfeito que o Reino Unido esteja fazendo sua parte. Não estamos apenas nos juntando à Aliança, mas estamos nos juntando ao seu Conselho de Campeões para ajudar a orientar esse trabalho”, afirmou.