BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A lista final de convidados para a cúpula do G20 inclui um representante do papa Francisco e uma líder africana que ficou conhecida por adotar postura antinegacionismo na pandemia da Covid-19 -mas que lidera um governo que tem sido criticado por reprimir a oposição.
De acordo com o embaixador Mauricio Lyrio, negociador-chefe do Brasil para o G20, no total desembarcaram no Rio representantes de 55 países e organizações internacionais.
A cúpula do G20 no Rio marca o retorno de grandes encontros internacionais à cidade. O primeiro de uma série de eventos após a redemocratização foi a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco-92. Na ocasião, 108 chefes de Estado se reuniram para discutir as bases para um desenvolvimento sustentável.
Em outro evento internacional de grande magnitude no Rio, nas Olimpíadas de 2016, 35 países assistiram à cerimônia de abertura, representados por chefe de Estado ou governo, seus vice-líderes ou chanceleres.
A lista final do G20 inclui os 21 membros atuais do grupo e os oito países que foram convidados para acompanhar todas as reuniões da presidência brasileira. Foram chamados ainda 11 países especificamente para a cúpula de chefes de Estado: Bolívia, Paraguai e Uruguai, como membros do Mercosul; os sul-americanos Colômbia e Chile; e, por fim, Tanzânia, Vaticano, Moçambique, Vietnã, Malásia e Qatar.
Foram usados diferentes critérios para definir os últimos convidados. A Malásia, por exemplo, presidirá a Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) no próximo ano.
O presidente Lula (PT) convidou o papa Francisco para participar da cúpula no Rio. O pontífice de 87 anos declinou e citou diversos eventos que ocorrem no Vaticano entre outubro e o final do ano. Em seu lugar, escalou o cardeal Pietro Parolin, que exerce funções equivalentes a de um primeiro-ministro.
Esta será a segunda visita de Parolin ao Brasil em 2024. Em abril, ele se encontrou com Lula no Palácio do Planalto e discutiu, entre outros temas, a escalada autoritária na Nicarágua sob Daniel Ortega e a perseguição contra bispos católicos.
Já a presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, ficou conhecida por reverter, ao chegar ao poder em 2021, a política negacionista de seu antecessor no cargo, John Magufuli -que morreu em decorrência da Covid. O governo da Tanzânia, porém, é acusado de reprimir opositores e meios de comunicação críticos à administração de Samia.
Entre os membros titulares do G20, a principal ausência na cúpula do Rio será a do presidente Vladimir Putin, da Rússia. Ele disse que sua ida prejudicaria os trabalhos, uma vez que é alvo de um mandado de prisão do TPI (Tribunal Penal Internacional) por crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
Há ainda desfalques que podem ocorrer de última hora devido a instabilidades internas em determinados países. Para citar um exemplo, o governo do espanhol Pedro Sánchez enfrenta uma crise doméstica por causa das inundações em Valência.
Além dos países, já participam de todas as sessões da presidência brasileira o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Banco Mundial, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, CAF (Corporação Andina de Fomento), FMI (Fundo Monetário Internacional), NDB (Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como banco do Brics), ONU, Unesco, FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), OIT (Organização Internacional do Trabalho), OMS (Organização Mundial da Saúde) e OMC (Organização Mundial do Comércio).
Foram convidados ainda para a cúpula FSB (Conselho de Estabilidade Financeira), Banco de Investimento em Infraestrutura e o Banco de Desenvolvimento Africano. A Liga dos Estados Árabes também foi chamada para a reunião.
TITULARES DO G20
– Brasil
– África do Sul
– Alemanha
– Arábia Saudita
– Argentina
– Austrália
– Canadá
– China
– Estados Unidos
– França
– Índia
– Indonésia
– Itália
– Japão
– México
– Reino Unido
– Coreia do Sul
– Rússia
– Turquia
– União Africana
– União Europeia
CONVIDADOS DO ANO
– Angola
– Egito
– Emirados Árabes Unidos
– Espanha
– Nigéria
– Noruega
– Portugal
– Singapura
CONVIDADOS PARA A CÚPULA
– Bolívia
– Paraguai
– Uruguai
– Colômbia
– Chile
– Tanzânia
– Vaticano
– Moçambique
– Vietnã
– Malásia
– Qatar
ORGANIZAÇÕES
– BID
– Banco Mundial
– Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento
– CAF
– FMI
– Banco do Brics
– ONU
– Unesco
– FAO
– OIT
– OMS
– OMC
– Conselho de Estabilidade Financeira
– Banco de Investimento em Infraestrutura
– Banco de Desenvolvimento Africano
– Liga dos Estados Árabes