FOLHAPRESS – Kamala Harris está a frente no Distrito de Columbia (DC) e deve consolidar a vitória, segundo a agência de notícias AP (Associated Press).
75% dos votos já foram contabilizados, e a democrata tem 92,7% do total, preferência de 243.572 eleitores. Trump tem 17.192 votos, equivalente a 6,6% do total. O resultado configura uma vitória acachapante da vice-presidente.
Columbia, no entanto, confere ao vencedor apenas três votos eleitorais.
CALIFÓRNIA
A democrata Kamala Harris venceu no seu estado natal, a Califórnia, e deve levar seus 54 votos no Colégio Eleitoral, projetou a agência de notícias AP (Associated Press). O resultado não é surpresa.
IOWA
O ex-presidene Donald Trump leva seis delegados no estado do Iowa, segundo projeção a Associated Press.
Com 59% dos votos contabilizados, segundo a agência, o canditado republicano havia angariado 600.691 votos.
COLORADO
A vice-presidente Kamala Harris deve bater Donald Trump no estado do Colorado, segundo projeção da agência de notícias AP (Associated Press).
Com 62% dos votos apurados, a democrata tem 1.246.196, equivalente a 55.1% do total contabilizado até agora. O ex-presidente aparece com 965.47, isto é, 42.7%.
A vitória no Colorado confere ao vencedor mais 10 votos eleitorais.
MONTANA
Com 2% dos votos apurados, a agência de notícias AP (Associated Press) projeta vitória de Donald Trump no Montana – fato que, se confirmado, confere ao ex-presidente mais 4 votos eleitorais. O republicano tem 59% dos votos válidos (12.491), enquanto Kamala Harris aparece com 38,2%, somando 8.089 votos.
VIRGINIA
Os números da Virgínia, um estado vizinho de Washington, causam apreensão no evento de Kamala na capital americana. Contado como um estado democrata, a apuração inicialmente mostrava Donald Trump na frente. Quando a CNN mostrou uma virada pequena da democrata, o público comemorou. Ainda não há projeção de resultado para o estado.
NEBRASKA
O ex-presidene Donald Trump leva dois delegados no estado do Nebraska, segundo projeção a Associated Press.
A agência de notícias, porém, só contabilizou um dos três distritos. O atual sistema do estado divide seus votos eleitorais por distrito congressional.
MIRAGEM VERMELHA
Em uma eleição acirrada como esta, é preciso ter cuidado com a apuração parcial. Em diversos estados-chave, o percentual contado ainda é baixo. Basta que um condado mais populoso avance para que a situação mude.
Em 2020, pareceu por dias que Trump liderava na Pensilvânia. Biden só levou o estado aos 45 minutos do segundo tempo. Essa tendência de liderança republicana no início das apurações é conhecida aqui como “miragem vermelha”, em uma alusão à cor do partido. Com tudo isso dito, democratas estão preocupados com o cenário, que por ora favorece Trump. A esperança do partido, agora, é que a miragem se dissipe.
COMEMORAÇÃO
Apoiadores de Donald Trump comemoraram as notícias sobre a proximidade na projeção de votos entre Kamala Harris e o republicano na Pensilvânia e na Carolina do Norte. Agora, boa parte do centro de convenções de West Palm Beach, na Flórida, que já está parcialmente cheio, está atenta às informações sobre o pleito disponibilizadas nos telões. Por ali, são servidos petiscos e chocolates.