SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na véspera das eleições que vão decidir o próximo presidente dos Estados Unidos, o candidato à Vice-Presidência pelo Partido Republicano, J. D. Vance, chamou Kamala Harris de lixo.

“Em dois dias, nós vamos tirar o lixo, e o nome do lixo é Kamala Harris”, afirmou Vance em um comício em Atlanta na segunda-feira (4), logo após dizer que a democrata tinha desrespeito por alguns americanos.

O termo ganhou protagonismo na reta final da campanha, quando o humorista Tony Hinchcliffe afirmou, em um showmício do ex-presidente Donald Trump, que Porto Rico é uma ilha de lixo flutuante. Dois dias depois, ao rebater a declaração sobre o território americano, o presidente Joe Biden disse que o único lixo que via eram os apoiadores do republicano —frase que deixou a campanha democrata em alerta.

Já o vice de Kamala, Tim Walz, apareceu em uma entrevista dizendo estar decepcionado com uma disputa tão acirrada.

“Isso me deixa desapontado, porque eu acho que a escolha é muito clara, mas não é surpreendente”, disse ele à emissora CBS, em uma entrevista gravada na semana passada. “O país está muito dividido. Há um grupo de pessoas que descobriu isso, e eu acho que eles fizeram um trabalho impressionante de fazer as pessoas pensarem que não importa, que todo mundo é igual.”