As maternidades municipais de Goiânia já têm uma data definida para retomar os atendimentos normais. As unidades Dona Iris, Nascer Cidadão e Célia Câmara interromperam esses serviços devido à falta de pagamento da Prefeitura de Goiânia. Com a regularização, que está prevista para o dia 11 de novembro, será possível retomar as consultas, exames e cirurgias eletivas, que estavam suspensos e limitados apenas a atendimentos de urgência.

Segundo um comunicado da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) liberou os recursos necessários para quitar as pendências financeiras. A normalização do fornecimento de insumos e a retomada dos contratos com prestadores de serviços também estão no plano.

A Fundahc informa que já iniciou o contato com os pacientes que tinham consultas, exames e cirurgias agendadas durante a paralisação, para remarcar os atendimentos. Os usuários devem aguardar o contato das unidades para a confirmação das novas datas.

“O compromisso da Fundahc/UFG é garantir a segurança e qualidade no atendimento à população, ressaltando que a continuidade dos serviços depende da regularidade dos repasses pela SMS”, conclui o comunicado.