O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja para chuvas intensas em cidades de seis estados brasileiros. Este aviso deve vigorar durante a manhã desta segunda-feira, 21, e poderá ser atualizado ao longo do dia. O instituto prevê chuvas variando entre 50 mm e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h.
Há riscos associados, como interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. No estado de São Paulo, cidades como Ribeirão Preto, Barretos e Franca estão entre as afetadas. Embora a capital paulista ainda não esteja sob alerta, a previsão aponta para chuvas ao longo da semana. Confira os estados impactados:
- Mato Grosso
- Goiás
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Bahia
As cidades do estado de São Paulo que estão em alerta incluem:
- Barretos
- Franca
- Mococa
- Pedregulho
- Ribeirão Preto
- Serra Azul
- Sertãozinho
- Cidade de São Paulo
Hoje, a capital paulista amanheceu nublada. Durante o dia, o sol deve aparecer entre as nuvens, elevando as temperaturas. No entanto, à tarde, a cobertura de nuvens deve aumentar novamente, embora a previsão não indique chuvas para a Grande São Paulo.
Nos próximos dias, o sol deve predominar entre nuvens, com temperaturas em elevação. No entanto, chuvas isoladas devem retornar à Grande São Paulo ao longo da semana, segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE).
A Meteoblue informa que a possibilidade de chuvas começa na terça-feira, 22, com precipitações mais intensas na quarta, 23, e no sábado, 26. O próximo domingo pode ser o dia mais frio da semana, com máximas abaixo de 20ºC. Confira as temperaturas previstas:
- Segunda-feira: 17ºC a 24ºC
- Terça-feira: 19ºC a 28ºC
- Quarta-feira: 21ºC a 26ºC
- Quinta-feira: 21ºC a 27ºC
- Sexta-feira: 21ºC a 25ºC
- Sábado: 18ºC a 25ºC
- Domingo: 14ºC a 18ºC
Orientações de segurança:
- Evite áreas abertas, como praias e campos de futebol;
- Fique longe de objetos altos, como árvores e postes;
- Durante a chuva, mantenha distância de aparelhos eletrônicos;
- Não tome banho durante a tempestade;
- Esteja atento a ventos fortes e possíveis quedas de árvores e postes;
- Não tente atravessar áreas alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo;
- Caso um fio energizado caia sobre seu veículo, permaneça dentro e acione o serviço de emergência.
Receba alertas:
A Defesa Civil de São Paulo envia mensagens (SMS) com informações sobre riscos. Para receber alertas, envie um SMS com o CEP da sua região para 40199 ou inicie uma conversa no WhatsApp com o número (61) 2034-4611.