Levantamento do Instituto Paraná publicado nesta quarta-feira (05) mostra a preferência do eleitorado goianiense para os nomes da deputada federal Adriana Accorsi (PT), senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha que hoje está no Patriota, mas já anunciou retorno ao MDB. A empresa simulou dois cenários: um com e outro sem Mendanha.

No primeiro, Gustavo Mendanha lidera com 34% das intenções de voto. Apesar da preferência do eleitorado goianiense, o ex-prefeito de Aparecida estaria hoje inelegível para a disputa do cargo, haja vista que vem de duas reeleições consecutivas em Aparecida de Goiânia.

Com Gustavo Mendanha no páreo, Adriana Accorsi (PT) e Vanderlan Cardoso (PSD) aparecem empatados com os mesmos 16%. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) tem 12,1%. O atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos) já tem 5,4%. Outros nomes como Alysson Lima (PSB) e Romário Policarpo (Patriota) também foram testados, com 2% e 1,6%, respectivamente. 3,3% não sabem ou não souberam responder enquanto 9,6% votam nulo, branco ou não votam.

Sem Gustavo Mendanha, Vanderlan Cardoso (PSD) aparece na liderança da corrida eleitoral com 25,8% enquanto Adriana Accorsi (PT) está na segunda posição com 18,9%. O ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL) já está com 12,6%. Nesta simulação, Rogério Cruz (Republicanos) aparece com 7,9%.

Nesta simulação o nome de Ana Paula Rezende (MDB) também foi testado com 3,9% da preferência do eleitorado ficando atrás do ex-deputado estadual Alyson Lima (PSB), com 4,6% das intenções de voto enquanto Romário Policarpo ficava atrás 3,2%.

A pesquisa ouviu 761 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2023, por meio de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23. (Walison Veríssimo)