O vice-governador Daniel Vilela abriu diálogo com o corpo diplomático de 22 países com o propósito de captar investimentos internacionais para Goiás. Em reunião realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, ele apresentou a 14 embaixadores e 8 representantes oficiais de embaixadas sediadas em Brasília (DF) as potencialidades do estado.

A expectativa, segundo o vice-governador, é de que eles repliquem, junto a empresários e investidores, os dados que demonstram o quão vantajosas são a expansão de seus negócios ou a aplicação de capitais em solo goiano.

“Este governo está de portas abertas para novas parcerias comerciais e para o fortalecimento daquelas que estão em curso. Sejam muito bem-vindos ao melhor estado do Brasil”, destacou Daniel, que representou o governador Ronaldo Caiado durante o encontro com embaixadores.

“Temos sido visitados por representantes de países de diversos continentes. Vários já vieram ao estado por mais de uma vez e comprovaram este momento extraordinário que Goiás tem vivido”, ressaltou o vice-governador.

A exposição feita aos diplomatas foi mesclada por informações sobre a economia goiana, segurança pública, educação e programas sociais com estatísticas que corroboravam suas falas.

Potencialidades goianas

Daniel Vilela citou a alta aprovação da gestão estadual, com índices que ultrapassam 80% segundos os institutos responsáveis por este tipo de pesquisa. O vice-governador deu ênfase ao Produto Interno Bruto goiano. Na variação acumulada nos últimos 12 meses, o crescimento do PIB de Goiás foi de 2,2%, enquanto no acumulado no ano de 2024, o resultado foi de 1,6%. O de 2023 chegou a ultrapassar o PIB nacional: 4,4% ante 2,9%.

“Estamos entre os três estados que mais crescem no Brasil”, ressaltou.

O vice-governador, na sequência, tratou de segurança pública. Ele destacou a queda, pelo sexto ano consecutivo, dos índices de criminalidade no estado, conforme atestam recente levantamento da Pasta responsável divulgado neste mês de outubro.

No tema “Educação”, Daniel Vilela abordou o primeiro lugar conquistado pelo Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele ainda lembrou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que Goiás ocupa o segundo lugar no ranking de estados que mais reduziram os níveis de pobreza.

“Conseguimos levar milhares de família a um patamar com melhor qualidade de vida”, apontou.

Competência

A representante diplomática de Gana, Abena Pokua, afirmou estar “honrada” por ter encontrado um governo disposto a tratativas comerciais com outros países.

 “Aqui, nesta mesa, encontram-se nações de diferentes governos e economias, com muitos desafios após a pandemia de Covid-19. É muito gratificante discutir a superação destes obstáculos e construir laços com um time tão competente como este do Governo de Goiás”, disse ela, que falou em nome de todos os embaixadores.

Abena Pokua de Gana participa do encontro com o Daniel Vilela (Foto: Jota Eurípedes)

Também participaram da reunião o secretário-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, e o titular da Secretaria de Estado da Retomada, Cesar Moura. Ambos reforçaram a diligência do Governo Estadual em receber missões internacionais.

Presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, Marcelo Baiocchi falou do trabalho voltado à capacitação e qualificação da mão de obra. A entidade foi a responsável pela articulação do encontro do vice-governador com os embaixadores, que estão em Goiânia para participarem da 2ª edição da Expo Fecomércio, maior evento do setor de bens, serviços e turismo da região Centro-Norte.

O post Daniel Vilela busca investimentos para Goiás em reunião com representantes de 22 países apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.