Um vendaval ocorrido no sábado (12/10) levou a Prefeitura de Três Ranchos, localizada no Sudoeste goiano, a declarar estado de emergência devido aos danos causados no município. Na segunda-feira (14/10), foram realizadas vistorias nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em duas escolas municipais, resultando na interdição de dois prédios devido ao risco de desabamento.
Em uma nota divulgada nas redes sociais da prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas em um CMEI e em uma escola municipal estão suspensas temporariamente, devido à falta de segurança, uma vez que os prédios sofreram danos significativos durante o temporal.
A suspensão das aulas continuará até que as devidas reparações sejam feitas. Com o estado de emergência em vigor, o prefeito Hugo Deleon afirmou que o objetivo é buscar recursos estaduais e federais para a reconstrução da cidade.
Impactos do vendaval
A tempestade que atingiu Goiás no sábado provocou sérios estragos em Três Ranchos, onde os ventos chegaram a 80 km/h. A forte chuva e os ventos intensos destelharam casas, danificaram a estrutura de uma quadra de esportes e causaram danos em outros prédios públicos. Durante o evento, várias árvores também foram derrubadas, e a tempestade durou cerca de 7 minutos.
O Corpo de Bombeiros está colaborando com as equipes da Prefeitura para isolar as áreas afetadas e reparar os danos.
Apoio do governo estadual
Após tomar conhecimento da destruição em Três Ranchos, o governo estadual informou que está monitorando a situação e já enviou equipes da Defesa Civil e Goinfra para oferecer assistência imediata à cidade e aos seus habitantes, além de apoiar na reestruturação das áreas afetadas. O Corpo de Bombeiros confirmou que, apesar da intensidade da chuva, não houve feridos durante o incidente.