BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ciclo de crédito no Brasil segue com expansão de concessões de empréstimos para famílias e empresas e com redução de taxas de juros na maior parte das linhas disponíveis no mercado, afirmou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A declaração foi exibida nesta terça-feira (15) no painel de abertura de evento promovido pela empresa Uqbar. De férias, Campos Neto gravou o vídeo na semana passada.

O chefe da autoridade monetária também ressaltou que as captações no mercado de capitais seguem fortes. Segundo ele, os avanços regulatórios implementados pelo BC contribuíram “de forma significativa” para esses resultados.

“Em 2024, o mercado de capitais no Brasil teve até agora um volume de emissões de instrumentos de renda fixa, tais como recebíveis, CRI [Certificado de Recebíveis Imobiliários] e CRA [Certificado de Recebíveis do Agronegócio], 50% superior em relação ao melhor ano da série”, afirmou.

Campos Neto disse também que o BC trabalha nas regras da prestação de serviços de ativos virtuais e prevê para o próximo ano a regulamentação de “stablecoins” –criptomoedas de baixa volatilidade, com lastro em ativos mais seguros.