Uma sucuri-verde, a serpente mais robusta do mundo e a maior das Américas, chamou a atenção de um grupo de turistas que se banhava no Rio Turvo, entre Edéia e Acreúna, na região sudoeste de Goiás. Esse animal pode pesar mais de 130 quilos e, em comprimento, só é superado pela píton-reticulada, que vive no sudeste asiático.
As imagens do encontro foram registradas no último domingo (6). A empresária Luana Santos relatou que a cobra foi avistada em uma nascente em uma propriedade particular. Segundo o Instituto Butantan, a sucuri-verde pode chegar a medir até sete metros de comprimento. Além dela, existem outras três espécies de sucuri: a sucuri-amarela, a sucuri-malhada e a sucuri-de-beni, todas conhecidas por seu tamanho robusto.
A Sucuri e seu Comportamento
Embora a sucuri seja popularmente chamada de “anaconda” devido a sua representação no cinema, ela não é venenosa. Em vez disso, é uma cobra constritora, ou seja, usa sua força para imobilizar suas presas até que elas morram por asfixia. O biólogo Edson Abrão explicou que esse réptil é excelente nadador e geralmente se alimenta de suas presas na água, podendo até consumir animais mortos, embora isso não seja comum.
Conforme o Instituto Butantan, sua dieta é composta exclusivamente de carne, e ela costuma caçar à espreita, atacando mamíferos, aves, répteis e peixes.
A Experiência dos Turistas
Luana compartilhou que a sucuri se aproximou a menos de um metro do carro onde estavam, mas depois se afastou. “Ficamos assustados ao ver a cobra, e foi uma grande surpresa, pois era a primeira vez que muitos de nós víamos uma sucuri de perto. Foi tudo muito rápido; em menos de dois minutos, ela desapareceu na nascente”, contou Luana.
Ela descreveu a experiência como incrível: “Achei que desmaiaría ao vê-la, mas foi maravilhoso apreciar a beleza desse momento e reconhecer como Deus se manifesta até nos pequenos detalhes”, finalizou Luana.