RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Fiéis de todo o Brasil acompanharam neste fim de semana a celebração do Círio de Nazaré, em Belém, considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O evento teve neste ano a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acompanhou a romaria fluvial e a cerimônia da trasladação no sábado (12) e a procissão da manhã deste domingo (13), antes de retornar a Brasília.

Segundo o governo do Pará, a procissão deste domingo reuniu cerca de dois milhões de pessoas. No sábado, a cerimônia de trasladação já havia reunido cerca de 1,5 milhão de devotos. O Círio de Nazaré é a maior celebração católica do país e uma das maiores do mundo.

A procissão percorreu 3,6 quilômetros, da Igreja da Sé até a Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. No trajeto, devotos se espremiam para segurar a corda que separa a imagem da santa da multidão e pagadores de promessas seguiam de joelhos.

Para garantir a logística e a segurança das festividades, o governo do Pará destacou 8.000 agentes públicos. “É um momento de consagração do povo paraense que recebe dezenas de milhares de turistas nesse período”, afirmou o secretario de Segurança Pública, Ualame Machado.

Até as 12h30 de domingo a Polícia Civil havia registrado 30 ocorrências de furtos, extravio de celulares e de documentos.

No sábado pela manhã, Lula participou da romaria fluvial no navio que carregava a imagem da santa. No percurso, de 18 quilômetros entre o distrito de Icoaraci e Belém, a imagem foi seguida por mais de 400 embarcações.

À noite, o presidente acompanhou a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na procissão noturna da Trasladação, ao lado do ministro das cidades, Jader Filho, o senador Jader Barbalho e o candidato à prefeitura de Belém Igor Normando (MDB).

Nesta segunda, esteve no palanque no início da procissão, onde recebeu de um devoto uma pequena imagem da santa. Em todas as cerimônias, esteve acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Os camarotes contaram também com a presença de artistas e celebridades, como os atores Luiz Lobianco e Rafa Kalliman e o apresentador Zeca Camargo. O ator Paulo Vieira participou segurando a corda em uma procissão.