A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), realiza de terça (15/10) a sexta-feira(18/10), na Escola do Futuro, em Aparecida de Goiânia, dois eventos com o objetivo de avaliar a epidemia de dengue que ocorreu em Goiás no início deste ano e propor ações para o enfrentamento de novos casos da doença.

A iniciativa, coordenada pelo MS, será realizada em oito estados do país, entre eles Goiás.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, ressalta que o estado foi selecionado pelo MS por ter registrado um elevado número de casos de arboviroses e por ter adotado estratégias efetivas para a notificação da doença e assistência aos casos.

No estado foram selecionados 14 municípios considerados prioritários, avaliados conforme o número de casos e de mortes em decorrência da dengue.

Oficinas Dengue

A Oficina de Avaliação Pós-Evento, programada para acontecer nas próximas terça-feira (15/10) e quarta-feira (16/10), vai reunir gestores da SES-GO, MS, Opas e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems). Na oportunidade, será feita uma avaliação das ações efetivadas de forma contínua nos municípios goianos durante a epidemia de arboviroses.

As Oficinas de Novas Tecnologias e Assistência, previstas para a quinta (17/10) e sexta-feira (18/10) são específicas para profissionais das áreas de controle de vetores, de vigilância epidemiológica e de assistência. Nelas serão discutidas as novas tecnologias em controle vetorial, estratificação de riscos e a reorganização dos serviços de assistência à saúde.

“Pretendemos, por meio dessas oficinas, avaliar os dados sobre arboviroses nos 14 municípios prioritários e definir as ações a serem implementadas”, pontua a superintendente.

O estado de Goiás foi referência no país por ter adotado e incentivado a estruturação de Gabinetes de Crise em Arboviroses como estratégia para notificação das doenças transmitidas pelo Aedes, repasse de insumos fundamentais à prevenção e ao tratamento dos casos de arboviroses e alinhamento das ações.

Entre os meses de janeiro a maio deste ano foram instalados Gabinetes de Crise em 224 dos 246 municípios goianos.

Municípios Prioritários

Águas Lindas de Goiás

Anápolis

Aparecida de Goiânia

Catalão

Formosa

Goiânia

Itumbiara

Jataí

Luziânia

Nova Gama

Rio Verde

Senador Canedo

Trindade

Valparaíso de Goiás

Serviço

Eventos:

Oficina de Avaliação Pós-Evento
Data: 15 e 16/10
Horário: 08 às 17 horas
Participantes: Gestores da SES-GO, MS, Cosems e Opas
Local: Escola do Futuro do Estado de Goiás Luiz Rass
Endereço – Rua Rainha Elizabete, s/n – Jardim Buriti Sereno – Aparecida de Goiás

Oficinas de Novas Tecnologias e Assistência
Data: 17 e 18/10
Horário: 08 às 17 horas
Participantes : específicas para profissionais das áreas de controle de vetores, de vigilância epidemiológica e de assistência.
Local: Escola do Futuro do Estado de Goiás Luiz Rassi
Endereço: Rua Rainha Elizabete, s/n – Jardim Buriti Sereno – Aparecida de Goiás

Saiba mais

Programação especial celebra dez anos de cuidados paliativos no HGG

Saúde alerta para aumento de acidentes com animais peçonhentos

Em outubro, Ipasgo Saúde zera coparticipação em mamografias

O post Saúde realiza oficinas de enfrentamento à dengue apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.