O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou mudanças significativas na aplicação das provas teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, as avaliações serão realizadas de forma remota, visando eliminar a fila de espera dos candidatos, que atualmente é de cerca de 16 dias após a conclusão do curso teórico.

Essa nova abordagem já está sendo testada na sede do Detran em Goiânia, e a intenção é expandi-la para todo o estado. Com essa mudança, os candidatos poderão realizar os exames sem a presença física de um examinador. Os locais onde os testes serão realizados terão computadores monitorados por câmeras com sensores de movimento, permitindo que as avaliações sejam acompanhadas por vídeo. Caso haja qualquer movimentação suspeita durante a prova, um alerta será acionado e, se necessário, a avaliação poderá ser interrompida.

O presidente do Detran, Delegado Waldir, destacou que o objetivo é realizar as provas diariamente, eliminando burocracias e filas de espera.

Provas Itinerantes

Além disso, nas cidades que não possuem infraestrutura para a realização das provas, o Detran irá utilizar dois ônibus adaptados, cada um com 16 baias, para aplicar os exames. O projeto deve ser expandido ainda este ano para a Região Metropolitana, e no interior do estado, a realização das provas dependerá de parcerias, podendo ocorrer também em prefeituras e unidades do Vapt Vupt.