MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) – A romaria mais longa do Círio de Nazaré teve início às 8h desta sexta-feira (11). A imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre cerca de 52 km no Translado Rodoviário de Belém para Ananindeua e Marituba. A festividade é a maior procissão católica do Brasil e uma das maiores do mundo.

O percurso começou na Basílica Santuário de Nazaré, com expectativa de 1,5 milhão de pessoas que veem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré levada em um carro oficial com escolta de policiais rodoviários federais.

Corredores e ciclistas acompanham o percurso, enquanto fiéis ficam nas calçadas e agradecem à santa. No percurso da romaria, também são decoradas casas.

Essa é a mais longa das 14 procissões que compõe a quadra nazarena e dura cerca de 10h.

Neste ano, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) estima que aproximadamente 89 mil visitantes passem pela capital paraense durante o Círio, com incremento R$ 189 milhões na economia local.

O presidente Lula (PT) participa neste sábado (12) da romaria fluvial do Círio de Nazaré, pela Baía do Guarujá. Durante a campanha de 2022, ele não esteve presente e, em 2023, se recuperava de cirurgias no quadril e nas pálpebras.

A primeira celebração do Círio de Nazaré aconteceu na tarde de 8 de setembro de 1793. Em 1854, passou a ser celebrado no período da manhã e, desde 1901, no segundo domingo do mês de outubro.

O último evento deste ano se inicia às 6h, com missa na Catedral de Belém. Uma hora depois, os fiéis fazem a saída. O percurso tem 3,7 km.