SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O icônico tenista Rafael Nadal vai se aposentar após a temporada de 2024.

O ADEUS DE UM ÍDOLO

O espanhol de 38 anos vai entrar em quadra pela última vez como profissional em novembro, na Davis Cup Finals, representando seu país. O torneio será disputado entre os dias 19 e 24 do próximo mês. Ele chegou à final da Davis Cup no início de sua trajetória, em 2004.

Nadal se despede do tênis com 92 títulos ATP em 22 anos de carreira. Ao todo, registrou 1080 vitórias e 227 derrotas e ganhou R$ 752 milhões em prêmios, somando bônus em simples e duplas.

Ele foi o primeiro tenista a conquistar 22 Grand Slams —foi ultrapassado recentemente por Djokovic.

‘Rei de Paris’, Nadal participou do revezamento da tocha olímpica nos Jogos deste ano. O espanhol é o maior vencedor em Roland Garros, com 14 títulos.

Tem dois ouros olímpicos, tendo ganhado em 2008 no simples e em 2016 nas duplas. Foi porta-bandeira da Espanha nas Olimpíadas do Rio.

Nadal vinha sofrendo com problemas físicos nos últimos anos. Ele precisou abandonar competições no meio e despencou no ranking.

“A realidade é que foram anos difíceis, especialmente esses dois últimos. Acho que não consegui jogar sem limitações. É uma decisão que obviamente é difícil, que demorei um pouco para tomar. Mas nesta vida tudo tem um começo e um fim, e acho que é o momento certo para acabar com o que tem sido uma carreira longa e mais bem-sucedida do que eu jamais poderia imaginar”, disse o atleta.

O espanhol passou 209 semanas como o tenista número 1 do mundo. Atualmente, está na 158 posição.

Ele é o segundo do ‘Big 3’ a encerrar a carreira, dois anos depois de Roger Federer. Com isso, Djokovic é o único do trio que segue na ativa.