RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) e o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) vão disputar em segundo turno o comando da Prefeitura de Porto Velho, capital de Rondônia.

Com 100% das urnas apuradas, Mariana teve 44,53% dos votos válidos (111.329 votos), e Léo Moraes, 25,65% (64.125).

Também concorreram ao pleito os candidatos Dr. Benedito Alves (Solidariedade), Célio Lopes (PDT), Juíza Euma Tourinho (MDB), Ricardo Frota (Novo) e Samuel Costa (Rede).

Seguidora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mariana Carvalho, 37, era apontada pelas pesquisas como favorita no pleito da capital rondoniense, em chapa com Pastor Valcemir (PL).

Com apoio do governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), a candidata conta ainda com alianças com o atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB).

Ela é irmã do deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO). Seu pai é Aparício Carvalho, que foi vereador de Porto Velho, deputado federal e vice-governador de Rondônia.

Com o poderio político de seu grupo na cidade, Mariana tem mais de cinco minutos de propaganda em rádio e televisão, enquanto Moraes tem 29 segundos.

Mariana Carvalho estreou na política em 2008 ao ser eleita vereadora por Porto Velho. Em 2012, concorreu à prefeitura da capital rondoniense e ficou em terceiro lugar com 41.673 votos (17,88%). Foi eleita deputada federal em 2014 e reeleita no pleito seguinte. Nas eleições gerais de 2022, tentou uma vaga no Senado, mas terminou a disputa em segundo lugar.

Léo Moraes também ingressou na política como vereador de Porto Velho em 2012. Ele não chegou a completar o mandato, já que em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2018, avançou para a Câmara dos Deputados.

Moraes concorreu ao governo do estado de Rondônia, em 2022, mas perdeu para o atual governador Marcos Rocha.