RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A deputada estadual Janad Valcari (PL) e o ex-prefeito de Palmas Eduardo Siqueira (Podemos) disputarão o comando da capital do Tocantins no segundo turno.

Janad obteve 39,22% dos votos válidos, ante 32,42% de Siqueira Campos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Também participaram da disputa a advogada Lúcia Viana (PSOL) e o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB).

Ex-sócia da banda Barões da Pisadinha, em 2022 Janad foi eleita deputada estadual, sendo a primeira mulher mais votada do legislativo de Tocantins, somando 31.587 votos.

Durante sua campanha para a prefeitura prometeu devolver “estabilidade política” à cidade, com mais integração com o governo estadual, o que diz ser em contraste com a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro.

A candidata contou com o apoio do governador Wanderlei Barbosa e do senador Eduardo Gomes, ambos do PL. O ex-presidente Jair Bolsonaro também a apoiou, pedindo votos em vídeo e participando de uma motociata durante a pré-campanha.

A ex-sócia da banda virou alvo de uma investigação da promotoria do Tocantins sobre um possível enriquecimento ilícito envolvendo a banda. Ela nega as acusações.

No plano de governo, entre suas propostas estão a distribuição de kits escolares, construção de um hospital municipal, implantação do programa Remédio na Porta, aumento da Guarda Metropolitana, e melhorias em restaurantes comunitários, áreas esportivas e construção de um centro de convenções.

Eduardo Siqueira é um político experiente, com uma trajetória longa no cenário político de Tocantins. Sua carreira na política teve início como deputado federal em 1988, logo após a criação do estado de Tocantins.

Ele foi prefeito de Palmas entre 1993 e 1997, além de senador. Em 2023, ele se filiou ao Podemos para concorrer novamente à prefeitura. Atualmente, atua como empresário no ramo da comunicação.

Seu plano de governo propõe a construção de um Hospital Universitário, ampliação do ensino integral, fortalecimento da Guarda Metropolitana, modernização do transporte público com novos ônibus elétricos, e revitalização de rodovias e espaços públicos.

Ele também quer priorizar a inclusão social, programas para idosos e incentivo ao empreendedorismo feminino.