SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) é o novo prefeito de Osasco (Grande São Paulo). Com 97% das urnas apuradas, ele obteve 75,1% dos votos válidos (279.010 votos). Pessoa vai administrar o município de 730 mil habitantes ao lado do vice, Lau Alencar (PSD).

O próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicou que a disputa está matematicamente definida.

O prefeito eleito venceu a disputa contra outros três candidatos, incluindo o seu colega de Alesp Emidio de Souza (PT), que era apoiado pelo presidente Lula e ficou em segundo lugar. Na eleição de 2020, Souza amargou o terceiro lugar.

Pesquisas já apontavam a possibilidade de Pessoa vencer no primeiro turno nas Eleições 2024.

Ele tem 41, é casado, pai de um filho e foi eleito deputado em 2022 com mais de 143 mil votos. O novo prefeito é formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em gestão pública.

Antes de assumir uma das cadeiras no Legislativo paulista, ele foi secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Osasco na gestão do atual prefeito Rogério Lins (Podemos).

Durante a campanha, Pessoa adotou o termo “Oz”, como a cidade é chamada popularmente, principalmente pelos mais jovens. A coligação de Pessoa, formada por 17 partidos, incluindo o PL de Bolsonaro, teve a bênção de Lins, amigo de Pessoa há 30 anos. Por falar no ex-presidente, o nome de Pessoa não constava em uma lista publicada em um site com a identificação de candidatos chancelados por Bolsonaro.

Correligionários, Pessoa repetiu a façanha de Lins, que foi venceu no primeiro turno da eleição municipal de 2020 com cerca de 60% dos votos –ele concorria à reeleição.

Souza, que era apoiado pelo presidente Lula, tentava retomar a administração da cidade. Ele foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em primeiro turno quatro anos depois. A última vez que o PT governou a cidade foi entre 2013 e 2016, no mandato de Jorge Lapas. O então petista foi derrotado por Lins.

Além de Pessoa e Souza, Osasco ainda teve outros dois candidatos, Dr. Lindoso (Novo) e Glória Brito (PCO).