RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Em sua terceira candidatura seguida à Prefeitura de São Carlos (a 232 km de São Paulo), o advogado Netto Donato (PP), 43, foi eleito neste domingo (6) para comandar a cidade, importante polo tecnológico do interior paulista, pelos próximos quatro anos. A vitória contou com impulso na reta final de membros da família e do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Donato, que foi secretário do Governo por quase dois anos na atual gestão, derrotou o ex-prefeito Newton Lima (PT), 71, que tentava chegar pela terceira vez à prefeitura, e o engenheiro Mario Casale Neto (Novo), 40, ao obter 63.775 votos (o equivalente a 53,24% dos válidos) com 94% das urnas apuradas, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O petista, por sua vez, recebeu 47.909 votos (39,99% do total de votos válidos), enquanto Casale teve seu número digitado nas urnas por 8.111, ou 6,77%.

Nas últimas semanas da campanha, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estiveram na cidade em atos promovidos por Donato, que neste ano foi o candidato com mais partidos em sua coligação (11).

PP, PRD, Podemos, PDT, PL, Solidariedade, MDB, PSDB, Cidadania, Republicanos e Avante o apoiaram, cenário muito diferente do registrado nas eleições anteriores, quando teve o apoio de duas e três legendas, respectivamente.

Ao vencer a eleição neste domingo, o futuro prefeito impediu que o PT retornasse à prefeitura após 12 anos. Newton Lima, ex-reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e ex-deputado federal (2011-15), governou entre 2001 e 2008 e fez seu sucessor, Oswaldo Barba, que foi prefeito até 2012 e não obteve a reeleição.

O petista foi derrotado por Paulo Altomani, que por sua vez também não conseguiu a reeleição quatro anos depois. A cidade foi governada nos últimos oito anos por Airton Garcia (PP).

São Carlos é o município paulista com mais eleitores a não ter a possibilidade de segundo turno na eleição deste ano. Com 254.857 habitantes, tem 197.316 pessoas aptas a votar, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), pouco menos que os 200 mil necessários para que o município possa ter a chance de segundo turno.

A previsão é que, na próxima eleição municipal, em 2028, São Carlos já tenha a possibilidade de ver a disputa ser prorrogada para o segundo turno, caso um candidato não obtenha a votação necessária para vencer logo no turno inicial.