O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Luiz Cláudio Veiga Braga, fez uma análise positiva sobre as eleições deste ano, ressaltando que a campanha ocorreu de forma tranquila, sem grandes incidentes. Em uma entrevista exclusiva ao Mais Goiás, realizada neste domingo (6), ele destacou a agilidade da Justiça Eleitoral em lidar com as demandas durante o período eleitoral.

Braga afirmou que os 45 dias de campanha foram marcados por respostas rápidas da Justiça aos questionamentos e pedidos das campanhas. “O balanço é bastante positivo. O processo eleitoral se desenrolou normalmente, sem intercorrências que exigissem maiores preocupações. A Justiça Eleitoral está muito satisfeita”, comentou.

Ele também ressaltou a atuação eficaz da Justiça em situações de excessos ou momentos críticos. “Qualquer eventualidade foi prontamente coibida, mostrando a eficiência da Justiça Eleitoral”, reforçou.

Outro aspecto importante foi o combate à desinformação. Após enfrentar um aumento significativo de fake news em 2022, o TRE-GO implementou novas tecnologias para este pleito, incluindo uma ferramenta desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). “Investimos em tecnologia de ponta para combater fake news e deepfake, capaz de identificar em apenas quatro segundos se o conteúdo é sintético ou verdadeiro”, explicou. A aplicação de inteligência artificial permitiu à Justiça Eleitoral agir rapidamente para remover conteúdos falsos.

Sobre a apuração dos votos, Luiz Cláudio Veiga Braga informou que os resultados devem ser divulgados ainda no início da noite deste domingo. “Esperamos ter o resultado final até às 20h, quando os eleitores poderão conhecer os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em todos os 246 municípios de Goiás”, garantiu.