SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na região central de São Paulo, eleitores enfrentam dificuldades para descobrir o local correto de votação na manhã deste domingo (6). O motivo é a redistribuição das zonas e sessões eleitorais, que alterou o número das sessões de vários eleitores.

Em frente às Faculdades Oswaldo Cruz, na Barra Funda, dezenas de pessoas formavam filas para receber a orientação de voluntários da Justiça Eleitoral, e vários reclamavam da confusão gerada pela mudança.

A maioria só descobriu que o endereço do local de votação mudou ao chegar ali. O local é um dos maiores colégios eleitorais da capital.

Foi o caso do assistente administrativo Rafael Machado, 68, que teve sua zona eleitoral alterada pela primeira vez em mais de 30 anos. Ele foi direcionado a uma escola estadual a três quarteirões de distância.

“Minha vida toda votei aqui, desde sempre. Mas a orientação [dos voluntários] está funcionando”, disse Machado. “Paciência, acontece.”

À medida que aumentava o fluxo de eleitores, por volta das 11h, outras pessoas perdiam a paciência. Um cartaz com uma tabela informando o número das novas zonas eleitorais foi posicionado em frente à faculdade, mas algumas pessoas reclamavam que o painel causava mais confusão.

O cartaz informa que os eleitores de 49 zonas eleitorais agora fazem parte da 3ª Zona Eleitoral, no bairro de Santa Ifigênia. O local de votação, porém, permanece na Barra Funda, o que não foi esclarecido no informe.

“A gente vem aqui para nada”, reclamou o técnico de eletrônica Felipe Sartori, 29.