SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Defesa Civil divulgou neste sábado (5) um alerta para risco de incêndios entre domingo (6) e terça-feira (8) em todo estado de São Paulo, com exceção do litoral.

O Mapa de Risco de incêndio, uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.

Isso ocorre porque mais uma vez os próximos dias deverão ser marcados pela presença de tempo seco e firme, com altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa durante a tarde, cenário propício para o surgimento de novos focos de queimadas.

De acordo com a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Defesa Civil, as temperaturas podem chegar aos 44°C em São José do Rio Preto e Araçatuba, com umidade do ar abaixo dos 10%. Em Franca, Barretos e Ribeiro Preto, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 43°C, também com umidade abaixo dos 10%. Nas regiões de Araraquara e Bauru, temperatura máxima de 40°C com umidade abaixo dos 15%.

Já para a região de Presidente Prudente e Marília, a máxima chega aos 43°C com umidade abaixo dos 15%. Sorocaba e Campinas, a máxima prevista é de 38°C e umidade abaixo dos 25%.

Na região de São José dos Campos, a temperatura máxima alcança os 36°C com umidade abaixo dos 25% e, na serra da Mantiqueira, os termômetros podem marcar 31°C e umidade abaixo dos 25%.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar abaixo dos 60% já é prejudicial à saúde humana.

No boletim divulgado às 18h deste sábado, havia três focos de incêndio ativos no estado de São Paulo. O primeiro é na região de Brotas e Itirapina, onde um avião fazia o combate às chamas. O segundo é em Ibitinga, na região de Araraquara, também assistido por um avião. E, por fim, em Pedregulho, na região de Franca, onde um helicóptero está sendo usado.