SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A artista mineira Elaine Fontes expõe em São Paulo uma série de trabalhos nos quais mistura retalhos de tecidos bordados e pintura em tinta acrílica. Na mostra, em cartaz até o dia 11 de outubro na galeria Gare, há também obras feitas com as técnicas isoladas, isto é, só com o uso de têxteis ou de tintas.

Seu trabalho reflete sobre Viçosa, no interior de Minas Gerais, sua cidade natal, e também a respeito de sua experiência de morar em São Paulo, onde vive. “Por meio de suturas, vou alinhavando meu mundo com a passagem do tempo, tramando memórias, vividas, fantasiadas e reinventadas”, diz a artista.

“Uso a pintura como forma de investigar espaços e ausências. Trabalho como uma colecionadora, gosto de contar histórias que se entrelaçam. Pintar é a minha maneira de organizar o mundo, encarando o caos e fazendo dele um elemento fértil”, acrescenta.

Formada na Escoela de Artes e Ofícios Artísticos Mateo Inurria, em Córdoba, na Espanha, em seus trabalhos a artista alterna entre a abstração e o figurativo. Em algumas de suas telas vemos flores e folhagens, assim como elementos da vida doméstica, a exemplo de uma cadeira e de um gato.

Elaine Fontes – ‘Deslocar o Espaço, Reconfigurar o Mundo’

Quando: Até 11 de outubro. De segunda a quinta, das 13h às 20h; sextas, das 13h às 19h, e sábados, das 9h às 13h

Onde: Galeria Gare – r. Cubatão, 959, São Paulo